Ainda as extrações dentárias...

Ainda as extrações dentárias...

As extrações dentárias para solucionar problemas ortodônticos já foi debatido em outras publicações, mas é sempre um assunto na ordem do dia numa consulta de ortodontia. A pergunta que vem à cabeça é: Um especialista em Ortodontia gosta de fazer extrações dentárias? A resposta é clara... NÃO! E Porquê?

Porque, 

 

Requer um procedimento cirúrgico
Requer mais conhecimentos de biomecânica para o fecho dos espaços da extração
São tratamentos mais longos
São tratamentos mais difíceis
Requer maior colaboração por parte do paciente
Pode produzir maior instabilidade a médio prazo

 

Assim, por esta ordem de ideias, era mais fácil, mais controlado e mais conveniente para um ortodontista realizar um tratamento sem extrações. E muitas vezes é o que o paciente ou os pais desejam ouvir. 

Acontece que existem casos em que as extrações estão indicadas. Realizando um exaustivo estudo ortodôntico, chega-se á conclusão que, mesmo de hoje em dia ajudados por ancoragem esquelética ou outros meios, as extrações dentárias são a melhor solução para a realização de um correto tratamento ortodôntico, para bem da:

 

1-Função
2-Estética dentária
3-Estética facial
4-Estabilidade do tratamento ao longo do tempo

 

Ainda bem que na maioria dos casos de ortodontia, não há a necessidade de realizar extrações, mas quando as há, dever-se-á ter uma atitude proactiva e principalmente confiar no seu ortodontista.