Tratamento de mordidas cruzadas posteriores em Adultos

Tratamento de mordidas cruzadas posteriores em Adultos

Uma das maloclusões mais comuns em crianças são as mordidas cruzadas posteriores

 

- O que são? Bem, os dentes da arcada superior devem de encaixar por fora dos dentes inferiores. Quando esta relação está “ ao contrário” nos dentes posteriores, toma o nome de mordida cruzada posterior. 

- A que se deve? Pode ter um componente genético- devido a um maxilar pequeno que não cresceu devidamente no sentido transversal, ou um componente funcional- geralmente associado a hábitos parafuncionais, tais como, uso da chupeta, posição baixa da língua , respiradores orais, etc.

- Como se trata? Em tenras idades, o tratamento é simples: como o maxilar superior é formada por duas hemipartes separadas por uma sutura chamada sutura média palatina, o tratamento passa pela colocação de um expansor convencional, alargando assim o maxilar superior.

E em adultos, o tratamento é o mesmo? A resposta é não! Em idade adulta, a sutura média palatina não “abre” como acontece com uma criança ou adolescente. Assim, existem dois tipos de tratamento: 

 

Realizar a expansão com a ajuda de uma cirurgia
Colocar um expansor esquelético-suportado ( MARPE)

 

Uma das grandes evoluções da Ortodontia nestes últimos anos foi a técnica de MARPE, que fez com que muitos adultos sejam bem tratados com ortodontia convencional, sem serem submetidos a uma cirurgia para o tratamento da sua mordida cruzada posterior.