Objectivos do tratamento ortodôntico

Objectivos do tratamento ortodôntico

 

Quando um paciente deseja “alinhar os dentes”, o seu objetivo é corrigir o alinhamento dentário, fechar os espaços entre os dentes ou melhorar a posição individual de cada dente. Serão estes os verdadeiros objetivos de um tratamento ortodôntico? A resposta é NÃO! Um tratamento ortodôntico vai muito mais além que um simples alinhamento dentário.

 

Assim, um tratamento ortodôntico deve de ter os seguintes objetivos:

 

1- Uma correta oclusão dentária ( modo de morder a arcada superior com a inferior), permitindo um encaixe os dentes de uma forma ideal, essencial para a saúde oral.
2- Não existência de problemas na articulação temporo-mandibular, tal como , dor, ruídos, etc.
3- Correta harmonia facial: qualquer tratamento ortodôntico tem reflexos nos tecidos moles da cara. Assim, um alinhamento dentário pode ter reflexos nefastos na harmonia facial, se não se realizar um completo planeamento. 
4- Manutenção da integridade dos tecidos periodontais que rodeiam o dente  ( osso e gengiva)
5- Estabilidade a longo prazo: só com os objetivos anteriormente traçados, poderá existir a tão ansiada manutenção dos resultados ortodônticos.

 

Concluindo, um alinhamento dentário por si só não é sinónimo de um correto  tratamento ortodôntico. Só com um bom diagnóstico, um plano de tratamento estruturado e claro, com capacidades técnicas demostradas, é possível obter os reais objetivos de um tratamento ortodôntico.

A Ortodontia não é alinhar dentes!