Black Ortodontia

Black Ortodontia

 

Há uns meses atrás já se tinha escrito sobre o negócio dos alinhadores dentários e como as grandes marcas impõem o seu poderio económico sobre os Médicos Dentistas resumindo o paciente a um número!

https://www.pedrobragaortodontia.pt/pt/blog/2019/10/28/alinhadores-dentarios-um-negocio-piramidal)

Ora, em tempos de crise económica e numa sociedade onde o rápido e bonito se impõe, eis que somos fustigados nas redes sociais por clínicas ou empresas, com um marketing directo ao paciente, na promessa de alinhar 6 dentes por uma dada quantia, aproveitando a promoção de Novembro. Mais...se realizar o tratamento nestas clínicas, ainda entra num sorteio de um Iphone e pasme-se, uma sessão de fotografias finais, como tal não fosse a obrigação de cada Médico dentista. Por fim, ainda se denominam “especialistas em Ortodontia” quando o grau de “Especialista” na Ordem dos Médicos Dentistas é dado a título individual... E não a clínicas ou empresas....Fraude, portanto! 

Como Especialista e Doutorado em Ortodontia, especialidade muito completa do ponto de vista Médico, onde se estuda crescimento craneofacial, biomecânica, biologia do movimento dentário, etc, sou um utilizador e formador de alinhadores dentários. Este tipo de aparelhos são bastante úteis quando devidamente indicados. Mas, realizar um tratamento com alinhadores não é só para alinhador 6 dentes, nem a Ortodontia se resume a um simples alinhamento. A Ortodontia é muito mais do que isso... é função, saúde oral e geral . Um Especialista em Ortodontia tem que saber tratar qualquer tipo de má oclusão, da mais simples, à mais complexa, indicando ao paciente o tipo de aparelho mais adequado para o seu caso, não impondo nenhum!

Deste modo é necessário desconfiar de tratamentos dentários em preço de saldo ou com promoções sem sentido, em que o único objectivo é a faturação e não o bem estar do paciente.

Sim, ainda acreditamos que a atenção ao paciente, a realização de um completo estudo dos seus problemas, explicação do seu estudo, dar um orçamento meticuloso por escrito, realizar o tratamento sem olhar para o relógio e com as mais recentes técnicas da Ortodontia moderna será sempre a chave para a valorização da nossa Especialidade  e não serão tempos de Black Ortodontia que nos irá demover, pela saúde nos nossos pacientes! A Saúde não está em SALDO!