O que são MICROIMPLANTES?

O que são MICROIMPLANTES?

Os movimentos dentários são produzidos por um conjunto de forças desencadeadas pelos aparelhos ortodônticos: forças de ação/reação que quando bem calculadas, provocam o movimento dos dentes para o devido lugar. 

Mas, no planeamento dessas forças por parte do especialista em ortodontia, nem sempre o movimento devido pode ser executado só pelo aparelho dentário. Assim, há que acrescentar dispositivos acessórios para que o movimentos dentário se façam de acordo com o programado.

Numa Ortodontia moderna, um dos grandes desenvolvimentos foi a incorporação do uso de uns dispositivos acessórios de ancoragem óssea, que se chamam micro ou mini-implantes. Por vezes o paciente assusta-se com o termo “ implante”. Um microimplante não tem nada a ver com um implante dentário! São dispositivos médicos diferentes, com propósitos diferentes, técnicas de colocação diferentes e preços diferentes.

São pequenos parafusos com um tamanho entre 6- 14 milímetros que se colocam no osso sob anestesia local e que permitem realizar movimentos que de outra forma ( só com um aparelho dentário convencional) seriam impossíveis! Por outro lado, permitem movimentos mais rápidos, diminuindo o tempo de tratamento e em alguns casos evitar extrações ortodônticas, não muito do agrado do paciente e do ortodontista.