Esta semana que terminou, com dois feriados consecutivos foi curta em termos de dias de trabalho, mas bastante intensos na quantidade de trabalho.
Efetuando uma retrospetiva da semana, destaco o facto de ter iniciado três tratamento ortodônticos a pacientes que já possuíam aparelho dentário.
Os retratamentos dentários são processos bastante incómodos para o paciente e para o médico especialista, aos qual os pacientes pedem uma segunda opinião. Em primeiro lugar, o paciente nota que algo não corre de acordo com o planeado, no seu tratamento inicial, vendo-se forçado a pedir uma segunda opinião médica. Por outro lado, ao médico especialista em ortodontia exige-se a realização de um novo diagnóstico e plano de tratamento e, em alguns casos, dar a noticia que , na sua opinião clínica, terá que começar um novo tratamento de ortodontia.
São efetivamente situações bastante incómodas para ambas as partes, mas, é algo que se deve assumir com a maior sinceridade clínica e humana, para bem de todos!