Retratamentos Ortodônticos

Retratamentos Ortodônticos

Esta semana que terminou, com dois feriados consecutivos foi curta em termos de dias de trabalho, mas bastante intensos na quantidade de trabalho.

Efetuando uma retrospetiva da semana, destaco o facto de ter iniciado três tratamento ortodônticos a pacientes que já possuíam aparelho dentário.

Os retratamentos dentários são processos bastante incómodos para o paciente e para o médico especialista, aos qual os pacientes pedem uma segunda opinião. Em primeiro lugar, o paciente nota que algo não corre de acordo com o planeado, no seu tratamento inicial, vendo-se forçado a pedir uma segunda opinião médica. Por outro lado, ao médico especialista  em ortodontia exige-se a realização de um novo diagnóstico e plano de tratamento e, em alguns casos, dar a noticia que , na sua opinião clínica, terá que começar um novo tratamento de ortodontia.

São efetivamente situações bastante incómodas para ambas as partes, mas, é algo que se deve assumir com a maior sinceridade clínica e humana, para bem de todos!