Ortodontia em Adultos: é possível?

Ortodontia em Adultos: é possível?

Quantas vezes os pacientes insistem em pensar que, chegados a determinada idade, o tratamento dos dentes com um aparelho já não é eficaz. A persistência em olhar de forma errada para esta situação transforma o enviesamento numa certeza, sem qualquer evidência científica. “Na minha idade os dentes já não mexem”: eis um dos grandes mitos da ortodontia que urge combater. Com argumentos consistentes. 

Para que exista movimento dentário, são necessários apenas dois elementos: o paciente ter osso à volta do dente e ser aí aplicada uma dada força através de um aparelho. Deste modo, qualquer paciente, em qualquer idade, pode realizar um tratamento ortodôntico, sem qualquer perigo para a sua saúde oral ou geral. 

Sublinhe-se que, nos dias que correm, um adulto pode fazer todo este tipo de tratamento com um aparelho invisível, o aparelho lingual, sem que ninguém saiba que está a usá-lo. Também não necessitará de prolongar esse uso por muito tempo, na medida em que a eficácia do tratamento é, regra geral, garantida. É igualmente possível recorrer aos chamados alinhadores dentários, que, sendo quase invisíveis, realizam o movimento dentário de forma progressiva, podendo o paciente removê-lo nas refeições para sua maior comodidade. 

Como se percebe, existem no mercado vários tipos de aparelhos dedicados ao tratamento de adulto, que procuram que se cumpra aquilo que um adulto sempre ambiciona no tratamento dos seus dentes. Que tudo seja invisível, rápido e eficaz.