Ancoragem esquelética

Ancoragem esquelética

No passado fim de semana convidaram-me para estar em Múrcia num Curso de Ancoragem Esquelética em Ortodontia e queria partilhar dois aspetos que trago na bagagem:

 

1- Na ortodontia Moderna, é impossível realizar determinado tipo de movimentos dentários somente mediante as forças dos aparelhos convencionais, logo, em alguns tipos de tratamentos ortodônticos temos que recorrer a microimplantes ou outros dispositivos de ancoragem esquelética. O uso de microimplantes retromolares,  infrazigomáticos, ou o sistema Benefit vieram para ficar e não há volta de retorno. Deste modo, a formação para a sua colocação, desde o ponto de vista cirúrgico e desde o ponto de vista ortodôntico, é essencial para o sucesso deste tipo de casos complexos, para se realizar uma Ortodontia de excelência.

 

2- É sempre um prazer quando se está entre amigos e principalmente quando estes são excelentes profissionais. Existirão poucos cursos de microimplantes com tantos casos e tão bem tratrados, onde é explicado completamente tudo. Os parabéns aos amigos Prof. Dr Pedro Alvaréz Goméz e á Prof Dra Maria Dolores Campoy. Excelente apresentação sobre o Sistema Benefit da colega Irene Kapogianni, da Universidade de Dusseldorf,  a qual tive o prazer de conhecer.