Palestra Universidade de Medicina de Coimbra

Palestra Universidade de Medicina de Coimbra

Nesta semana tive o prazer de dar uma palestra na Universidade onde me formei: Faculdade de Medicina de Coimbra, departamento de Medicina dentária. Foi um convite do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária Da Universidade de Coimbra, que me proporsionaram falar sobre um tema deveras interessante e controverso: " Uma Visão da Ortodontia do Futuro".

Nessa palestra obordei temas como o diagnóstico em Ortodontia, como as novas tecnologías em Medicina Dentária vão e estão a  influenciar a prática da Ortodontia enquando especialidade, bem como, dei a minha visão do futuro da Ortodontia, alicerçada na Ortodontia Invisível, nomeadamente na Ortodontia Lingual e nos Alinhadotres Transparentes. 

Não tenho a menor dúvida que novos tempos e novos desafios se irão colocar na "nova" Ortodontia. Por outro lado, enquanto especialista em Ortodontia, penso que a Ortodontia enquanto especialidade tem e deve de se demarcar do facilitismo que as novas tecnologias podem trazer, sendo a formação especializada o melhor veículo para o sucesso do tratamentos dos nossos pacientes.