Quando iniciar um tratamento ortodôntico

Quando iniciar um tratamento ortodôntico

Procurando a Ortodontia formas de prevenir, intercetar e corrigir as más posições dos dentes e dos maxilares, a pergunta inevitável é a de saber quando iniciar um tratamento deste tipo. Pois bem, o início de um tratamento ortodôntico está, em primeiro lugar, relacionado com a condição oral do paciente, isto é, só é possível começar um tratamento quando os dentes e estruturas associadas estão de boa saúde, mas também está ligado à idade cronológica do paciente.

Nas crianças, de acordo com a Associação Portuguesa de Ortodontistas e com outras associações mundiais, é pelos 6 anos que se deve realizar a primeira consulta.

É verdade que os tratamentos de Ortodontia costumam estar associados à franja etária da adolescência, pois a dentição permanente fica completa por volta dos 12-14 anos de idade. Trata-se da idade ideal para a correção de problemas esqueléticos e/ou dentários, na medida em que é um período com um elevado metabolismo, contribuindo para que os tratamentos sejam mais eficientes e curtos.

Convém, no entanto, sublinhar que a Ortodontia especializada possui um campo de atuação que ultrapassa os limites dos dentes. Um tratamento ortodôntico ajuda a conquistar o que mais se anseia: felicidade. Por isso, os adultos procuram cada vez mais tratamentos de Ortodontia, que devolvem uma desejável estética dentária, melhoram a saúde oral, beneficiando psicológica e socialmente o paciente, já que a estética e a beleza das nossas caras e sorrisos ocupam uma inegável centralidade no conforto que perseguimos nas nossas vidas de todos os dias.